segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novo líder do PMDB nega 'racha' no partido

Eduardo Cunha foi eleito líder no último domingo após disputar segundo turno. Ele recebeu 46 votos na disputa com Sandro Mabel, que teve 32 votos. (Foto: Divulgação)


O novo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), afirmou nesta segunda-feira, 4, que não há “racha” no partido. Cunha disputou no domingo (3) a liderança com Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS). Ele foi eleito somente no segundo turno, com 46 votos, na disputa com Mabel - que teve 32 votos.

“Você quando tem eleição presidencial e vai para o segundo turno, tem racha? não tem isso. É a disputa da democracia”, disse. Segundo ele, a bancada do
PMDB na Câmara está “unida”. “Nós agora estamos todos juntos. A bancada tem atuação forte vamos ajudar o governo a governar o Brasil”, afirmou.

O PMDB tem a segunda maior bancada da Casa, com 81 deputados, atrás do PT, com 88 deputados. O partido é aliado do governo nas votações e a liderança é importante para articulação política do governo federal com o Congresso Nacional.

No domingo, após ser eleito, Cunha disse que não haverá "submissão" ao governo, mas acrescentou que haverá "parceria, alinhamento, lealdade e correção".

Na última sexta, 1, a sigla elegeu Renan Calheiros (PMDB-AL) presidente do Senado. Na eleição desta segunda para presidente da Câmara, o partido tenta eleger Henrique Eduardo Alves (RN), que tem o apoio do PT. Se isso acontecer, o PMDB comandar as duas casas legislativas de 2013 a 2015.




Fonte: G1