segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dilma diz que recursos públicos são do povo

No Paraná, ao lado do tucano Beto Richa, presidente defendeu parcerias. Dilma discursou na abertura da feira agrícola Show Rural, em Cascavel. (Roberto Stuckert Filho/PR)



Em visita à cidade paranaense de Cascavel, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, 4, que os recursos públicos não pertencem aos governantes, mas sim ao povo brasileiro. Ao lado do governador tucano, Beto Richa, ela defendeu parcerias entre União, estados e prefeituras.

Na eleições municipais de 2012, o Planalto impôs uma derrota política a Beto Richa (PSDB), que apoiava o candidato Luciano Ducci (PSB) para a Prefeitura de Curitiba. Com apoio da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o vencedor foi
Gustavo Fruet (PDT), que deixou o PSDB em 2011 após divergências com o grupo de Beto Richa.

Dilma discursou na abertura da feira agrícola Show Rural, em Cascavel, a 500 quilômetros de Curitiba. Ela afirmou que passou o tempo em que “o governante olhava para o governador ou o prefeito perguntando de que partido ele era”, provocando aplausos da plateia.


“É uma visão absolutamente patrimonialista e oligárquica achar que o Estado ou os recursos do Estado pertencem ao governante. Eles não pertencem ao governante. Eles pertencem ao povo desse país e é para ele que nós temos de olhar. Por isso fico muito feliz de fazer varias parcerias aqui com o governador e com os prefeitos”, afirmou a presidente.

A presidente afirmou que seu governo “jamais” olha para a opção política, religiosa ou “esportiva” dos prefeitos ou dos governadores.
“Isso não pode ser critério para que façamos ou não parceria. Porque quem nos elegeu, que elegeu a mim, que elegeu os prefeitos e o governador tem um nome só. Não tem dois. Tem um nome. É o povo do nosso país. Os brasileiros e as brasileiras”, declarou.

Sentado entre Gleisi Hoffmann e Dilma Rousseff, o governador Beto Richa também fez um discurso conciliador e disse que a presidente é muito bem vinda ao estado. “O tempo da truculência, das bravatas, da perseguição ficou no passado. Agora é unirmos esforços, darmos as mãos”, disse.

Ele cobrou, porém, maior investimento do poder público no apoio a produtores rurais. Richa lembrou que, nos últimos anos, a agricultura tem “salvo a balança comercial do Brasil” ao registrar superávit nas exportações.

“Da porteira para dentro, o produtor rural faz sua parte. Tem faltado a parte do poder público, com infraestrutura, transporte, logística e apoio técnico para aumentar sua produção e gerar ainda mias divisas para o Paraná e para o Brasil”, afirmou o governador.

A presidente participou nesta manhã da entrega de 29 máquinas retroescavadeiras a municípios no oeste e no sudoeste do Paraná. Os equipamentos, que deverão beneficiar mais de 88 mil pessoas residentes nas áreas rurais, segundo o MDA, foram adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) ao custo de R$ 4,1 milhões. 

Fonte: G1