sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Caminhoneiros devem realizar exames anualmente



As viagens constantes, falta de sono e alimentação desequilibrada, são algumas das queixas mais comuns dos trabalhadores que abastecem o Brasil, os caminhoneiros. Um projeto de lei do Senado (PLS)407/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC/CE), determina que agora, esses profissionais poderão ser obrigados a realizar uma avaliação de saúde anual para continuar exercendo sua atividade.


O objetivo do projeto é dar assistência aos caminhoneiros autônomos, que geralmente são completamente desassistidos, pois não
possuem vínculo empregatício e não conseguem obter do Estado o atendimento médico direcionado às questões de saúde ocupacional.


Para Eduardo Amorim, a obrigatoriedade da avaliação médica periódica dos caminhoneiros autônomos, por meio de programa de saúde conduzido pelo SUS, pode amenizar os problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida desses profissionais. Indiretamente, diz o senador, toda a sociedade brasileira será beneficiada pela medida, pois “trará mais segurança às rodovias e melhorará a qualidade do transporte de cargas no país”.


O texto agora segue para caráter terminativo, após aprovação da Comissão.



Fonte: Guardian Noticias