![]() |
Testes começaram na última semana, no Guara I: irregularidade em mais de metade das casas visitadas |
O equipamento lança fumaça na rede
de esgoto. Se houver vazamentos, há irregularidades. Oinsuflador de
fumaça, nova tecnologia da Companhia de Saneamento
Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem segundo simulado previsto para esta
quinta-feira (3/1), a partir das 9h. A ação se concentra na QNM 40 conjuntos O,
Q, S e U, em Taguatinga, com o objetivo de detectar possíveis ligações de água
de chuva, conexões irregulares ou
interligações de galerias pluviais nas redes
de esgoto. Os primeiros testes, no Guará I, revelaram irregularidades em mais da metade dos imóveis vistoriados. Em Taguatinga, serão vistoriados 1,4 mil metros de rede, em 225 residências e uma escola. A companhia conduz os simulados de fiscalização até março, para identificar as irregularidades e orientar a população. O objetivo é levar o insuflador de fumaça a 75 mil metros de redes de esgoto. A ação ainda incluirá Sobradinho, Planaltina, Samambaia e Gama.
A Caesb investiu R$ 132 mil na aquisição de cinco insufladores de fumaça e em 100 unidades de galões do líquido necessário para o funcionamento do aparelho. A nova tecnologia vai auxiliar nos trabalhos para detectar as irregularidades que geram a sobrecarga no volume do material coletado na rede e que pode levar à obstrução da tubulação e extravasamento de esgoto.
Identifcação
Antes dos simulados, os técnicos da Caesb entregam previamente um comunicado avisando sobre a inspeção na rede em todas as residências a serem vistoriadas. Caso o técnico precise entrar no imóvel para a realização do teste, o morador deve verificar se ele está devidamente uniformizado e exigir a identificação.
Fonte: Correio Braziliense