quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

‘Morreu e eu não dormi’: estudante de medicina ironiza paciente e gera revolta

Instituição de ensino iniciou processo administrativo para apurar o episódio.

Reprodução


A rede de saúde pública do município de Marechal Deodoro, em Alagoas, informou que uma estudante de medicina foi suspensa de suas atividades após ironizar a morte de uma paciente nas redes sociais. O episódio aconteceu nesta terça-feira (8).

O caso foi registrado na Unidade Mista Dr. José Carlos Gusmão.

Em uma das imagens, veiculada pela própria estudante nas redes sociais, é possível identificar os dados da paciente a quem ela faz menção. Reclamando e até mesmo ironizando a situação da enferma, ela escreveu a seguinte mensagem:

— Faltando 10 min para minha hora de dormir, chega mulher infartando e com edema agudo no pulmão e agora já passou 1h30 da minha hora de dormir. Tô puta — afirmou.

Na sequência, insistindo em falar sobre o caso, a jovem disse: “Atualizações: a mulher morreu e eu não dormi”.
Repercussão

Minutos após as publicações, o relato da jovem passou a circular em grupos de Whatsapp, fazendo com que as informações chegassem até a direção do curso de Medicina onde ela está matriculada.

Em reação, o Centro Universitário Cesmac publicou uma nota nas redes sociais em que garante ter iniciado um processo administrativo para investigar o caso.

Segundo a universidade, a aluna cursa o nono período do curso de Medicina na instituição e cumpria estágio no regime de internato em uma unidade de emergência.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro tomou conhecimento do caso através de informação prestada pelo médico-chefe da Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, e, imediatamente, solicitou o desligamento da acadêmica do quadro de estagiários do Município.

A referida estagiária é oriunda de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e a unidade de ensino Cesmac (Centro de Estudos Superiores de Maceió).

A Secretaria lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso focado na humanização e respeito ao cidadão em todas as nossas unidades de saúde.