sábado, 5 de fevereiro de 2022

IMUNIZADA POR TER TOMADO A VACINA: Viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes morre de Covid-19

Maria Prestes tinha 92 anos e estava vacinada


Maria Prestes morreu aos 92 anos
Foto: Arthur Monteiro/Agencia Senado


A militante comunista Maria Prestes, viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes, morreu aos 92 anos na noite de sexta-feira (4), no Rio, segundo nota oficial do PCdoB e publicações de familiares nas redes sociais. Conforme a nota do PCdoB, Maria faleceu em decorrência da Covid-19. Ela estava vacinada contra a doença.

No Twitter, Ana Prestes, neta de Maria, se referiu a avó como “uma comunista orgulhosa de sua luta”.

– Dona Maria Prestes, que também foi Maria do Carmo ou Altamira ou todos os nomes que precisasse usar para seguir lutando por liberdade, democracia e justiça social. Uma comunista orgulhosa de sua luta e a mais maravilhosa avó que alguém poderia ter – diz a postagem.

Segundo a nota de pesar do PCdoB, Maria Prestes se engajou na militância comunista aos 13 anos de idade, seguindo os passos do pai, João Rodrigues Sobral, dirigente do PCB.

Como militante do PCB, Maria foi designada, em 1952, aos 20 anos de idade, para trabalhar na segurança de Luís Carlos Prestes. Assim, começaram o relacionamento, que duraria até a morte do líder histórico do PCB, em 7 de março de 1990.

Desde da década de 1980, após retornar do exílio na então União Soviética, Prestes era filiado do PDT de Leonel Brizola. Após o falecimento do líder comunista, Maria seguiu sua militância, como “amiga estimada do PCdoB”, conforme a nota do partido.

Fonte: Pleno News