terça-feira, 30 de abril de 2019

Palestra aborda instrumentos de fiscalização e controle adotados pelo TCDF


Servidores da Casa foram capacitados para encaminhar demandas ao Tribunal

Por iniciativa da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC), assessores e servidores da Câmara Legislativa acompanharam hoje (30) uma palestra sobre os instrumentos de fiscalização e controle usados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O evento é uma parceria entre a Comissão e o TCDF com o objetivo de aprimorar as relações e proporcionar treinamentos ao corpo técnico da Casa.

A atividade foi aberta pelo vice-presidente da Comissão, deputado Leandro Grass (Rede), que destacou a importância da parceria, seguida das apresentações do diretor da Divisão de Planejamento e Modernização Administrativa do TCDF, Luiz Genédio Mendes Jorge, e do secretário geral de controle externo, Francisco Antônio Alves de Sousa.

Com este tipo de treinamento, espera-se que as demandas da Câmara ao Tribunal passem primeiro pela CFGTC, que faria uma primeira triagem, resolvendo parte delas e encaminhando o restante para as áreas correspondentes da Casa de Contas.


Em uma sessão ordinária recente, o deputado Leandro Grass explicou como a parceria pode auxiliar a atividade dos parlamentares. Para ele, os instrumentos usados pelo TCDF muitas vezes são subutilizados, tanto pelos gabinetes dos distritais, quanto pela própria Comissão de Fiscalização. O deputado acredita que com as palestras e treinamentos os parlamentares e assessores poderão atuar de maneira mais efetiva na fiscalização dos gastos públicos, beneficiando assim a população.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Silvio Abdon
Núcleo de Jornalismo (CCS/CLDF)

Fonte: CLDF