quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Senador Cristovam Buarque anuncia saída do PDT para se filiar ao PPS

Senador fez comunicação nesta quarta-feira no plenário do Senado. Bancada do PDT no Senado passa de 6 para 5 nomes; PPS terá 2 senadores.

Fonte: internet

O senador Cristovam Buarque (DF) anunciou nesta quarta-feira (17) no plenário do Senado seu desligamento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e a filiação ao Partido Popular Socialista (PPS) na próxima segunda (22).

Com a entrada de Cristovam, o PPS passará a ter dois representantes no Senado. Atualmente, o único é José Medeiros (MT) – que presidia a sessão no momento em que Cristovam discursou. A bancada do PDT, que conta com seis parlamentares na Casa, ficará com cinco.

O motivo da troca de sigla, de acordo com Cristovam, é o descontentamento do senador com a aliança do PDT ao governo federal. "Quando o PDT me acolheu, ele era de oposição. Carlos Lupi era de oposição. Mas o Lupi trouxe o PDT para o governo. Eu fui contra, o Lupi foi ministro [do Trabalho, durante o segundo mandato do ex-presidente Lula]. Eu tinha sensação de que dentro do governo ficaríamos amarrados", lembrou Cristovam.
"Hoje eu percebo que eu preciso mudar ou me acomodar [em fazer parte do governo]. Mas vendo TV, ouvindo rádio, é difícil se acomodar. [...] Diante da inflação, da
corrupção, da destruição das estatais, da recessão, do analfabetismo que não é combatido como deveria ser, da deseducação, eu me sinto na obrigação de mudar", acrescentou o senador.

"Creio que o PDT deixou de oferecer a possibilidade de lutar pelas transformações, pela imbricação com o governo atual, pela imbricação com um governo que – pior do que crise – está provocando uma decadência no rumo do Brasil", completou Cristovam.

O senador, atualmente, é titular nas comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; de Educação, Cultura e Esporte; de Relações Exteriores e Defesa Nacional; e de Transparência e Governança Pública.

O PPS é o terceiro partido na trajetória política de Cristovam Buarque. Ele ficou 11 anos no PDT, sigla pela qual se reelegeu senador pelo DF em 2010. Cristovam entrou no PDT em 2005, quando deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) – antes do início do escândalo do mensalão, esquema de compra de apoio político no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula.

"Em 2005 eu percebi que o PT tinha perdido o vigor que, antes, ele nos oferecia. Perdeu o vigor transformador e eu superei a tentação de desistir [das bandeiras políticas] e decidi ingressar em outro partido. Naquele momento conversei com PDT e PPS, mas escolhi o PDT por conta de Brizola, da educação", recordou Cristovam.

O senador, que tem a educação como principal bandeira política, foi reitor da Universidade de Brasília (UnB) de 1985 a 1989 e governador do Distrito Federal de 1995 a 1998. Cristovam vai completar 72 anos no próximo sábado (20).



Fonte: G1