quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Manifestantes aceitam proposta do governo e esperam cronograma até sexta-feira (23)



Deputados distritais intermediaram o diálogo entre os servidores e o GDF

A negociação entre grevistas de 32 categorias de servidores que reivindicam direitos como o pagamento do reajuste aprovado no ano passado, salário em dia, o 13º salário para os servidores que fizeram aniversário e o tíquete alimentação, teve uma trégua na tarde desta terça-feira (20).

A reunião contou com a presença do secretário da Casa Civil do GDF, Sérgio Sampaio, o secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, e o articulador político do governo, Igor Torkaski, que depois de muitas discussões com os representantes das categorias e de ouvir os distritais, resolveram propor a apresentação do cronograma de pagamento do reajuste, na próxima sexta-feira (23), até ao meio-dia.

A reunião foi longa, mas diante da proposta os manifestantes não aceitaram suspender a greve, até que analisem a proposta do governo, e que a considerem plausível diante de suas reivindicações.
A deputada Celina Leão, presidente da Casa, disse que os distritais poderão votar projetos do governo, a partir da próxima semana, desde que não tragam aumento de impostos. "A Câmara Legislativa está cumprindo o seu papel de intermediar uma negociação entre as partes e sempre demonstrou que está ao lado dos servidores", enfatizou a deputada.

Durante a reunião, Celina disse aos manifestantes que esperava que até o final das discussões encontrassem uma saída
honrosa para o impasse que ocorre entre governo e servidores públicos. “Todos nós temos a certeza de que esse aumento é legal e legítimo”.

O secretário Sérgio Sampaio obteve um momento para discutir a data de apresentação da proposta com os outros membros do governo, e diante dos grevistas afirmou que não tinha a intenção de enganar os servidores com promessas que não poderia cumprir e reafirmou a falta de recursos para pagar o reajuste.

Às 21h, os manifestantes que ocuparam a sala da presidência da CLDF, deixaram o local, pacificamente

Fonte: Comunição da Deputada Celina Leão