terça-feira, 11 de agosto de 2015

Queda na produção de veículos vai ser tema de debate na Câmara

Segundo a Anfavea, a produção de automóveis caiu 18,5% no primeiro semestre deste ano. A venda também diminuiu.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara realiza na quarta-feira (12) audiência pública para discutir a queda na produção de veículos e a dispensa de trabalhadores pelas montadoras do País e, principalmente, do estado de São Paulo.
No início deste mês (6), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgou que a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mercado brasileiro caiu 18,5% no primeiro semestre de 2015. Já a venda de veículos no mercado brasileiro caiu 20,7% no mesmo período.
O debate foi proposto pelo deputado Luiz Lauro Filho, do PSB de São Paulo. O parlamentar afirma que a retração da economia tem impactado em diversos setores da sociedade, especialmente na produção de veículos, o que tem
levado montadoras a dar férias coletivas e a demitir parte de seus empregados.
De acordo com Lauro Filho, a recessão tem trazido prejuízos ao setor, que é responsável por um grande número de contratações.
"O setor automotivo é um dos que mais emprega no nosso País, principalmente na região de São Paulo, na região do ABC [paulista], onde tem as grandes montadoras. E eu me preocupo muito com a crise. E nós sabemos que o final da crise [chega], realmente, quando atinge o bolso do trabalhador e o emprego."
Foram convidados para participar do debate os ministros do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro; além dos representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A audiência pública está prevista para às 10 horas da manhã, em plenário a definir.

Reportagem — Thyago Marcel


Fonte:  Radio Agencia