quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Presidente garantiu que PEC da maioridade penal será votada nesta quarta

Cunha pretende encerrar a discussão da PEC ainda hoje, mas quer que todos os inscritos possam discutir a matéria.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, garantiu que o Plenário da Casa votará nesta quarta-feira (19) o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da maioridade penal.
Aprovada em primeiro turno no início de julho, a PEC [171/93] reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos - como estupro e latrocínio - e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
De acordo com Cunha, ainda não houve acordo para reduzir o número de inscritos que querem discutir a matéria no Plenário.
"Nós vamos abrir a discussão da maioridade hoje
para que permita a todos os inscritos a discussão da matéria, porque não houve acordo para reduzir o número de [parlamentares inscritos] que vai discuti-la. Então, nós vamos abrir e deixar discutir até acabar a discussão".
Esse texto é mais brando que o original. A matéria aprovada em primeiro turno excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado.
Pelo texto aprovado, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.
Cunha disse que o texto que irá à votação, provavelmente, não sofrerá mudanças.
"Esse é um tema que a sociedade quer [que seja votado]. A sociedade, em sua maioria, apoia. Quem mudou do primeiro tema [referindo-se à primeira proposta de redução] para o segundo tema, foi porque a sociedade pressionou. Eu acho que a tendência é aumentar a diferença agora e não diminuir"
O presidente da Câmara referiu-se ao número de parlamentares que votaram a favor da emenda que originou o atual texto da PEC aprovada em primeiro turno. Segundo ele, a única preocupação no momento é com o quórum qualificado.
"Eu vejo, apenas, uma questão de quórum. De termos o quórum do mesmo tamanho que tivemos no primeiro turno. O cuidado é só em votar com o quórum elevado. Menos de 480 [deputados] é óbvio que não vota. Eu votarei com mais de 480 na Casa".
Para a aprovação de uma PEC é exigido um quórum mínimo de 3/5 de votos favoráveis do total de membros da Casa, ou seja, o equivalente a 308 votos.

Reportagem – Thyago Marcel