quinta-feira, 7 de maio de 2015

Audiência vai debater Plano Distrital de Educação nesta sexta

Amanhã (8), às 10h, a Câmara Legislativa realiza audiência pública para discutir o Plano Distrital de Educação (PDE) no plenário. Por determinação do Ministério da Educação (MEC), os estados e municípios devem elaborar seus planos de educação até o final deste semestre.
A proposta de trazer a discussão à Casa é dos deputados Chico Leite (PT), Prof. Reginaldo Veras (PDT) e Wasny de Roure (PT). Para o deputado Reginaldo Veras, professor há mais de duas décadas, discutir o tema é fundamental, pois esse debate culminará na criação da lei do PDE. "No Plano Distrital de Educação, estão representadas bandeiras políticas fundamentais para a valorização da educação, dos
educadores e educadoras, da escola pública, da infância e da juventude do nosso DF", explica Veras.
Já Wasny de Roure (PT) frisa que "a hora é de aprofundar as discussões para garantir que a educação receba um tratamento sério e responsável para os próximos anos", 
Chico Leite (PT) ressalta que a Constituição prevê que sejam investidos 25% do total arrecadado em impostos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. "Já não era investido o mínimo e, agora, temos visto uma redução alarmante. Precisamos debater as metas do PDE e definir os percentuais mínimos de investimento na educação pública para assegurarmos um futuro melhor as nossas crianças", enfatiza o deputado.
Foram convidados para participar da audiência o secretário de Educação, Júlio Gregório, representantes da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), do Conselho Distrital de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) e Fórum Distrital de Educação do DF.
Franci Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social

Fonte: Comunicação Social CLDF