quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Romário vai presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte Romário vai presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Ex-jogador foi indicado pelo PSB para comandar colegiado. Veja quem foi destacado por seus respectivos partidos para presidir comissão no Senado e quem ainda está na disputa
Esta será a segunda comissão a ser presidida
por Romário desde que chegou ao Congresso
O PSB indicou o senador Romário (PSB-RJ) para presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte. O nome do ex-jogador deve ser confirmado pelos demais integrantes do colegiado na semana que vem, quando as comissões começarão seus trabalhos no Senado. Este é o primeiro mandato dele como senador. Nos últimos quatro anos, Romário foi deputado federal e chegou a presidir a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Deixou o cargo em agosto de 2013, após se desfiliar do PSB, partido ao qual retornou menos de dois meses depois.
Pela divisão combinada entre os líderes partidários, feita com base no critério da proporcionalidade conforme o tamanho das bancadas, o PMDB comandará
três comissões. Além das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Infraestrutura (CI), o partido presidirá a poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mas os nomes ainda não foram definidos.
O PT indicou o senador Paulo Paim (RS) para o comando da Comissão de Direitos Humanos (CDH), mas ainda enfrenta disputa interna pelo controle da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cobiçada por Delcídio do Amaral (PT-MS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).
O PSDB presidirá a Comissão de Relações Exteriores (CRE), que deve ser entregue ao senador Aloysio Nunes (SP). A Comissão de Meio Ambiente ficará com o senador Otto Alencar (PSD-BA).
Também devem ser confirmadas as indicações de Cristovam Buarque (PDT-DF) para a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT); Davi Alcolumbre (DEM-AP), para a de Desenvolvimento Regional (CDR), e Ana Amélia (PP-RS), para a Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já confirmou a indicação de João Alberto Souza (PMDB-MA) para o Conselho de Ética.



Fonte: Congresso em foco