quinta-feira, 11 de julho de 2013

Força Aérea Brasileira viaja para buscar dois papamóveis em Roma

Os veículos serão usados pelo papa Francisco durante visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude



Um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarca nesta quinta-feira (11/7) em Roma, na Itália, para buscar dois papamóveis, que serão usados pelo papa Francisco durante sua visita ao Brasil este mês. O transporte dos carros blindados está sendo custeado pelos cofres públicos, com recursos da Aeronáutica, que não divulgou os valores, com base na alegação de que o “custo da hora de voo de aeronave militar é considerado informação estratégica e, por isso, não é divulgado”.

O papa Francisco vai participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Ele ficará no país entre os dias 22 e 28. No dia 24, o papa deve

visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. A Aeronáutica informou ao Correio que o avião Hércules C-130 decolou na terça-feira de Fortaleza, pousou ontem em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, para uma escala técnica, e tem a previsão de chegar hoje à capital italiana para buscar os papamóveis. A aeronave deve pousar no Rio na próxima segunda-feira e levará os veículos de volta à Itália no fim do mês.


No Rio de Janeiro, o papa Francisco não vai usar carro aberto em seus deslocamentos. Ele deve circular pela cidade em um modelo novo do papamóvel, que é fechado e tem vidros blindados. Uma fonte da Igreja Católica destaca que o veículo será trazido e usado por motivos de segurança do pontífice.



Fonte: Correio Braziliense