quinta-feira, 30 de maio de 2013

Incêntivo: Distrito Federal têm até o dia 1º de junho para aderir ao Programa Atleta na Escola

O programa libera recursos para a criação de competições esportivas nas escolas. O objetivo do Programa é expandir a prática esportiva entre os estudantes e, assim identificar novos talentos. (Foto: Divulgação)

Prazo para que as secretarias de educação dos Estados e municípios e do Distrito Federal realizem a adesão ao Programa de incentivo ao esporte, Atleta na Escola, vai até dia 1º de junho. As inscrições podem ser realizadas somente por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O objetivo do Programa é expandir a prática esportiva entre os estudantes e, assim identificar novos talentos.
O programa libera recursos para a criação de competições esportivas nas escolas. O repasse será realizado por meio do Ministério da Educação (MEC), através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos Estados, municípios e Distrito Federal.
Escolas particulares também podem participar do Programa. As provas serão
realizadas até o dia 9 de junho. As disputas irão evoluir para etapas municipais, estaduais e, por fim, uma competição nacional. Após as competições, que terminam em novembro, serão selecionados jovens para treinamento de alto rendimento. A iniciativa conta com a participação de cinco milhões de estudantes entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas de todo País.
Até o último balanço divulgado pelo MEC, na última semana, o Programa já conta com a participação de 24 estados e 3.464 municípios. Cada região ou município classifica 36 alunos, totalizando 14,4 mil classificados.
Os jogos
Os jogos escolares serão divididos em quatro etapas. A primeira fase será realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa, desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação. A segunda, fase municipal, será realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes, através de uma composição regional definida pelo governo estadual. A terceira fase, referente a etapa estadual, será realizada pelo governo estadual ou distrital, até 15 de agosto para alunos com idade entre 12 e 14 anos, e 30 de setembro, dos 15 a 17 anos.
Cada unidade da federação classificará 24 alunos, para no total incluir 648 classificados para a etapa nacional. A fase nacional, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro. Nessa última fase serão selecionados estudantes entre 12 e 14 anos, e no mês de novembro de 2013 para alunos de 15 a 17 anos.
Atleta na Escola
Lançado no mês de maio de 2013, pelos ministérios da Educação, Defesa e dos Esportes, o programa visa democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva, e identificar e orientar novos talentos escolares. O programa deve servir de base para o plano Brasil Medalhas, que prevê investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o País fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.


Por Crislene Santos


Fonte: Guardian Noticias