A Presidência da República recebeu nesta quarta-feira (18/7)
um novo helicóptero para transporte da presidente Dilma Rouseff, uma aeronave
EC-725, batizada de VH-36 Caracal. O helicóptero, com capacidade para dez
passageiros e três tripulantes, tem autonomia de voo de quatros horas e trinta
minutos. Atualmente, a presidenta voa em um helicóptero Super Puma, da mesma
família do novo equipamento.
Os helicópteros serão usados para deslocamento em pontos de difícil acesso ou para locais em que aeronaves convencionais não podem operar.
Fabricado pela Helibras, o novo helicóptero da presidenta faz parte de um pacote de 50 unidades comprado pelo governo para a Presidência e para as
Forças Armadas, num total de R$5,2 bilhões. O VH-36
Caracal é a quarta aeronave entregue até agora. De acordo com o Ministério da
Defesa, em outubro, Exército, Marinha e Aeronáutica receberão um helicóptero cada, e em Os helicópteros serão usados para deslocamento em pontos de difícil acesso ou para locais em que aeronaves convencionais não podem operar.
Fabricado pela Helibras, o novo helicóptero da presidenta faz parte de um pacote de 50 unidades comprado pelo governo para a Presidência e para as
A compra das 50 aeronaves, assinada em 2008, faz parte de uma estratégia de investimentos na indústria nacional de defesa. A Helibras, que entregou os helicópteros em parceria com a francesa Eurocopter, deverá começar a fabricar equipamentos no Brasil a partir de 2013, de acordo com o Ministério da Defesa.
O novo helicóptero foi entregue ao Grupo de Transporte Especial (GTE) e batizado em cerimônia na Base Aérea de Brasília pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.