segunda-feira, 27 de março de 2023

Campeã nacional de ciclismo desiste da carreira depois de perder para atleta trans

'Minha família chorou, ao ver um homem terminar na minha frente', relatou a mulher, ao dizer que se sentiu humilhada

A campeã nacional de ciclocross, Hannah Arensman, durante uma competição na Carolina do Norte, em 2022 | Foto: USA Cycling/YouTube


A campeã nacional de ciclocross dos Estados Unidos, Hannah Arensman, desistiu de sua carreira promissora, depois de perder um dos torneios mais relevantes da categoria feminina para Tiffany Thomas, atleta trans. “Decidi encerrar a minha carreira no ciclismo”, disse Hannah, na semana passada.

Thomas ficou em primeiro lugar; Hannah, em quarto. “Minha irmã e minha família choraram, ao ver um homem terminar na minha frente, tendo testemunhado várias interações físicas com ele durante a corrida”, lembrou, em um comunicado enviado ao Conselho Independente de Esportes Femininos.

A campeã disse que perdeu a motivação para continuar no ramo, ao ver um atleta trans na categoria feminina, porque o corpo de um homem sempre vai ter mais vantagem que o de uma mulher, “não importa quanto ela treine”.

“Sinto muito pelas meninas de agora, que estão crescendo em uma época em que não têm mais chances justas de ser as novas recordistas e campeãs do ciclismo”, escreveu Hannah. “Senti-me profundamente irritada, desapontada, negligenciada e humilhada, porque os legisladores dos esportes femininos não acham mais necessário proteger os esportes femininos para garantir uma competição justa para as mulheres.”

Depois de derrotar Hannah, Thomas publicou em seu Instagram uma foto com os braços erguidos, comemorando a vitória no topo de um pódio. O prêmio garantiu-lhe a 20ª vitória na categoria feminina, desde que começou a correr contra mulheres, em 2018. No post, Thomas diz sentir-se “uma super-heroína”.