terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Marco Aurélio isenta Bolsonaro e responsabiliza STF por caos em Brasília

Ministro aposentado avalia que a Corte falhou ao anular condenações da Lava Jato.

Reprodução / Agência Brasil


O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse que a depredação a prédios públicos em Brasília (DF) foi um episódio “muito pior” do que a invasão ao Capitólio, nos EUA, em janeiro de 2021.

“Não lembra o Capitólio porque foi muito pior do que houve no Capitólio. Lá teve resistência. E a repercussão internacional aqui é péssima. A insegurança jurídica é total para o Brasil. O que o investidor estrangeiro vai pensar disso aqui? Que é uma república das bananas…”, disse ele ao jornal O Globo.

Ao comentar sobre possíveis responsabilizações pelos crimes cometidos na capital federal, o ex-decano isentou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de culpa e disse que houve uma sequência de erros que tiveram início no próprio STF.

“Os responsáveis estão no Brasil, no território nacional, considerando as forças repressivas, as Forças Armadas… Bolsonaro não tem o domínio dessas forças que estão na rua. Ele não tem culpa, está a quantos quilômetros daqui?”, questionou, em referência ao fato de o ex-mandatário estar nos EUA.

Marco Aurélio Mello também apontou o dedo para o próprio Supremo, que derrubou condenações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo Lula, devolvendo a possibilidade de o petista disputar as eleições de 2022.

“Falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF, quando ressuscitaram politicamente o ex-presidente Lula, dando o dito pelo não dito, quando enterraram a Lava Jato, quando declararam a suspeição do Sergio Moro, que veio a ser resgatado politicamente pelo estado do Paraná. O que começa errado, nós aprendemos quando garotos, não acaba bem”, avaliou.


Fonte: Conexão Política