quinta-feira, 14 de julho de 2022

ESPORTES LIBERTAM DAS DROGAS, SALVAM VIDAS, PRESERVAM FAMÍLIAS E FAZEM CAMPEÕES: 36 novos atletas passam a receber bolsa de incentivo aos esportes



A bolsa é destinada àqueles com maior potencial de destaque em competições internacionais. Um dos critérios de indicação é que os atletas estejam entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades.

A lista com os nomes dos beneficiários foi publicada na edição de sexta-feira, 8.07, do Diário Oficial da União. A Portaria nº 793 contempla um habilitado na categoria Olímpica, dois na Internacional e 33 na Nacional no programa de patrocínio individual do Ministério da Cidadania, via Secretaria Especial do Esporte.

Com esse acréscimo, o edital de 2022 do Bolsa Atleta salta de 6.374 para 6.410 contemplados, divididos entre as categorias Base (292), Estudantil (241), Nacional (4.788), Internacional (847) e Olímpica/Paralímpica (242). O investimento anual é de R$ 83,3 milhões. 

O Governo Federal investe na base do esporte, tendo como exemplos a volta dos Jogos Escolares Brasileiros paralisados há mais de uma década e construções das estações cidadania que oferecem área para prática esportiva. Cada unidade pode do ofertar até 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica. Sendo mais de 80 unidades entregues desde o início de 2019.

São três modelos de estruturas:

. Modelo 1: ginásio poliesportivo (arquibancada para até 181 lugares), com área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público).

. Modelo 2: ginásio poliesportivo (arquibancada para até 181 lugares), com área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e quadra externa.

. Modelo 3: ginásio poliesportivo (arquibancada para até 181 lugares), com área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e estruturas de atletismo.