quarta-feira, 2 de março de 2022

Maior banco da Rússia deixa o mercado europeu

O grupo Sberbank está presente em oito países da Europa

Russos formam filas na porta de bancos para sacar dinheiro | Foto: Reprodução/Redes Sociais


O grupo Sberbank, principal banco da Rússia, anunciou nesta quarta-feira, 2, a saída do mercado europeu, diante das duras sanções ocidentais que enfrenta em represália pela invasão da Ucrânia.

“Na situação atual, o Sberbank decidiu se retirar do mercado europeu”, afirmou o banco em um comunicado divulgado por agências de notícias russas.

Na segunda, o Banco Central Europeu (BCE) já tinha alertado para o risco de uma “quebra” para filial europeia do Sberbank, após “saídas de depósitos significativas”.

As filiais europeias do banco enfrentam “saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências”, acrescentou o comunicado.

O grupo informou que o Sberbank não está em condições de aportar liquidez a suas filiais europeias devido a um dispositivo do Banco Central russo.

O banco está presente em oito países europeus: Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Sérvia e Bósnia Herzegovina.

“As filiais do Sberbank dispõem de um nível elevado de capital e ativos, os fundos dos clientes estão garantidos, de acordo com as legislações locais”, afirmou o banco.

A filial do Sberbank na Suíça não está envolvida, informou em comunicado Polina Trizonova, diretora de comunicação do banco. “A filial do Sberbank na Suíça não faz parte do grupo Sberbank Europa. O banco na Suíça continua funcionando normalmente.

As sanções da União Europeia buscam impedir que os bancos russos tenham acesso aos mercados internacionais de capital.

Como resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Europa, os Estados Unidos e outros países ocidentais têm anunciado uma série de sanções, que incluem o corte de bancos russos da rede internacional de pagamentos Swift e o congelamento de ativos do Banco Central russo no Ocidente de forma a impedir que a Rússia consiga usar suas reservas em moeda estrangeira.