segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Inglaterra anuncia fim do isolamento para pessoas com covid

'A covid não desaparecerá e precisamos conviver com esse vírus sem restringir nossas liberdades', disse o primeiro-ministro

Mais detalhes serão anunciados pelo primeiro-ministro Boris Johnson nesta segunda-feira, 21 | Foto: Reprodução

A Inglaterra anunciou que a partir da próxima semana as pessoas com covid-19 não serão obrigadas a se auto isolar. A medida faz parte do plano “viver com Covid” do governo do Reino Unido.

A exigência de isolamento por pelo menos cinco dias depois de um teste positivo de covid-19 será substituída por medidas consultivas. Assim, a covid será tratada como uma gripe à medida que se torna endêmica.

O novo plano prevê vacinas e tratamentos para manter o vírus sob controle, embora o governo tenha dito que “os sistemas de vigilância e as medidas de contingência serão mantidos” se necessário.

“A covid não desaparecerá e precisamos aprender a conviver com esse vírus e continuar a nos proteger sem restringir nossas liberdades”, disse o primeiro-ministro Boris Johnson em entrevista à BBC no domingo 20.

Humberto Candil deixa cargo de diretor de jornalismo da Jovem Pan
O premiê disse que acabar com todas as restrições legais impostas para conter a propagação do vírus permitirá que as pessoas “se protejam sem restringir nossas liberdades”. Ele deve apresentar detalhes do plano no Parlamento nesta segunda-feira 21.

“Não estou dizendo que devemos jogar a cautela ao vento, mas agora é o momento de todos recuperarem sua confiança”, disse Johnson.

“Chegamos a um estágio em que achamos que você pode mudar o equilíbrio da obrigatoriedade do Estado em favor do incentivo à responsabilidade pessoal.”

O governo de Johnson suspendeu a maioria das restrições em janeiro, descartando passaportes de vacinas e encerrando a obrigatoriedade de máscaras na maioria dos locais, exceto hospitais. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que estabelecem suas próprias regras de saúde pública, também flexibilizaram as medidas, embora mais lentamente.

Uma combinação de altas taxas de vacinação no Reino Unido e a variante Ômicron significaram que o alívio das restrições não levou a um aumento nas hospitalizações e mortes. Ambos estão caindo.

Na Inglaterra, 85% das pessoas com 12 anos ou mais receberam duas doses de vacina e quase dois terços receberam a dose de reforço. Agora, o governo afirmou que removerá “todos os regulamentos restantes da covid que restringem as liberdades públicas” como parte de um “afastamento da intervenção do governo para a responsabilidade pessoal”.