segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

G7 diz que a Rússia será alvo de sanções caso ataque a Ucrânia

Grupo das maiores economias do mundo diz que está comprometido com os esforços para reduzir as tensões

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Foto: EFE/EPA/Thibault Camus

O G7 afirmou que está preparado para impor sanções econômicas e financeiras que teriam consequências “maciças e imediatas” para a Rússia, caso Moscou ataque militarmente a Ucrânia, alertaram os ministros das Finanças do grupo, em comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira (14).

Na nota, os representantes de sete das maiores economias do planeta afirmam que seguem comprometidos com os esforços para reduzir as tensões.

– No entanto, reiteramos que, em particular, qualquer nova agressão militar da Rússia contra a Ucrânia será recebida com uma resposta rápida, coordenada e vigorosa – ameaçam.

Os ministros acrescentam que monitoram o quadro “muito de perto” e que podem agir de maneira coordenada para apoiar financeiramente os ucranianos. Eles lembram que, desde 2014, mais de 48 bilhões de dólares (R$ 251 bilhões) já foram destinados em apoio ao país.

O grupo ressalta que endossa os planos de autoridades para implementar reformas no âmbito de um programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) e assegurar uma política fiscal sustentável.

– Estamos unidos em nossa determinação de proteger a soberania, a integridade territorial e a estabilidade econômica e financeira da Ucrânia – completam.

Fonte: Pleno News