quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Brasil se manifesta sobre ataque russo à Ucrânia

Itamaraty pediu a 'suspensão imediata das hostilidades'

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto França, participou do lançamento do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro 2021-2023 | Foto: Gustavo Magalhães/MRE

O Ministério das Relações Exteriores se manifestou nesta quinta-feira, 24, sobre o ataque russo à Ucrânia na madrugada de hoje. Em nota, o Itamaraty ressaltou que o “Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades”.

“Pedimos o início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas”, comunicou o Itamaraty.

Segundo o Itamaraty, o Brasil vê “com grave preocupação” o ataque russo à Ucrânia. “Como membro do Conselho de Segurança da ONU, permanecemos engajados nas discussões multilaterais para uma solução pacífica.”

Nota do Itamaraty sobre ataque russo à Ucrânia

“O governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

O que Putin quer da Ucrânia

O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.

Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias.”