segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Nas alturas: iFood é a 1ª empresa a realizar delivery com drones no Brasil

O modelo inovador ainda será tratado como complementar ao trabalho dos entregadores

Foto: Reprodução internet



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu na sexta-feira 21 a primeira autorização para delivery de produtos com drone no Brasil. Agora, a fabricante Speedbird Aero, que tem parceria com o iFood, será a primeira empresa do continente a fazer entregas comerciais nessa modalidade.

A medida permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, com o transporte de alimentos e outros produtos. Os drones poderão levar cargas de até 2,5 quilos, em uma distância de até 3 quilômetros. As zonas urbanas, que mais demandam pelos serviços do iFood, serão atendidas.

De acordo com a Anac, a Speedbird terá de respeitar as restrições de segurança que foram estabelecidas no documento de autorização. A primeira delas, não permitir que os drones sobrevoem pessoas.

Além disso, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e, por fim, analisar as condições meteorológicas.

O iFood informou que o projeto de uso de drones iniciou-se há dois anos, com testes de viabilidade em diferentes regiões. O primeiro certificado foi obtido em 2020, com voos experimentais no Shopping Iguatemi de Campinas (SP).

Foram mais de 300 entregas de 20 restaurantes parceiros. No ano passado, realizou-se uma segunda experiência, em Sergipe, em um trajeto de 2,8 quilômetros.

Os drones atravessaram o Rio Sergipe, passando pelo Shopping RioMar Aracaju e chegando até o município Barra dos Coqueiros.

Agora, a companhia planeja expandir a tecnologia para outras cidades. Porém, o modelo inovador ainda será tratado como complementar ao trabalho dos entregadores.

Portanto, o serviço não será aplicado em ampla escala e volume se comparado ao modelo tradicional de operação.