quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Lançado o projeto Incorpora, Brasil! - primeiro fundo imobiliário da história


O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados (SEDDM), inicia, em janeiro, o projeto “Incorpora Brasil! – Fundos Imobiliários Federais”. A medida é fruto da Portaria nº 14.490/21, que regulamenta a aplicação de sondagem de mercado visando à obtenção de subsídios para auxiliar na estruturação de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) com imóveis da União.



Até o dia 28/01, a pasta colhe subsídios à versão preliminar do edital de licitação, que se encontra na documentação listada abaixo. O questionário enviado aos participantes (também listado a seguir) traz perguntas sobre parâmetros técnicos-qualitativos de seleção de participantes para prestação de serviços de constituição, estruturação, administração e gestão dos Fundos Imobiliários, além da modelagem de negócio do projeto, que será objeto de processo licitatório, e a lista de imóveis da União que poderão ser objeto de integralização em FIIs.

De acordo com a portaria, a sondagem de mercado deve ser executada em formato presencial, virtual ou híbrido, e terá duas etapas, conforme cronograma a seguir. A primeira trata da apresentação geral do projeto, com a divulgação dos itens objeto da sondagem aos participantes interessados. Já a segunda, será composta de reuniões individuais, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), entre 24/01 e 28/01.

A lista dos participantes convidados para a sondagem de mercado foi definida com base em critérios de mercado, considerando informações sobre o volume de recursos administrados e geridos por cada instituição, divulgadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA. Para esses agentes, a data-limite para o envio das contribuições é 21/01.

Demais interessados que não foram convidados poderão fazer contribuições por meio do endereço eletrônico fii_uniao@economia.gov.br, até o dia 28/01. Para mais detalhes do projeto “Incorpora Brasil! – Fundos Imobiliários Federais”, acesse a documentação a seguir:

Questionário da Sondagem de Mercado


Minuta do Edital de Licitação


Minuta de Regulamento do FII


Portarias


Cronograma


Justificativa dos Convidados


Base de dados dos imóveis


Fonte: gov.br