terça-feira, 3 de agosto de 2021

NUNES MARQUES DEFENDE DEBATE SOBE ‘VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL’

Ministro do STF defende debate sobre "voto impresso auditável".


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, divulgou uma nota oficial, nesta segunda-feira (2), na qual afirma que o “voto impresso auditável” é uma ”preocupação legítima do povo brasileiro”.

O comentário foi publicado após o TSE aprovar, por unanimidade, um pedido ao Supremo para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado no inquérito que apura a disseminação de fake news.

De acordo com a nota de Nunes Marques:

“O debate acerca do voto impresso auditável se insere no contexto nacional como uma preocupação legítima do povo brasileiro e que Sua Excelência, na condição de Juiz, respeitará a expressão da vontade popular a ser externada pelo Congresso Nacional, foro adequado para tais debates, seja mantendo ou alterando a sistemática de votação e apuração de votos, nos termos da Constituição.”

O pedido de apuração feito pelo TSE é baseado nas críticas constantes feitas pelo chefe do Executivo às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral do Brasil.

Na mesma sessão, o TSE aprovou, também por unanimidade, a abertura de um inquérito administrativo no âmbito do tribunal para apurar ataques à legitimidade das eleições.

Abaixo você pode conferir a íntegra da nota divulgada pelo ministro Nunes Marques, que foi indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro.


Fonte: Renova Mídia