quinta-feira, 22 de julho de 2021

TORRE DE ESTERILIZAÇÃO VAI ELIMINAR VÍRUS DA COVID-19 EM OBJETOS




A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII/MCTI), organização social supervisionada pelo MCTI, apoia o desenvolvimento de uma torre de esterilização UV compartimentalizada, que permite a higienização de objetos em larga escala e a eliminação do vírus da Covid-19 da superfície. Testes realizados com a exposição de apenas 15 segundos

atingiram a eficácia de 99,99% contra o Coronavírus, outros vírus do tipo Influenza (como H1N1), bactérias e fungos. A solução é fruto da parceria entre a Unidade EMBRAPII – Instituto Federal da Bahia e as empresas Print Dreams e Podoshop, e conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O equipamento, em fase final de desenvolvimento, será capaz de esterilizar qualquer utensílio com dimensões de até 30 x 30 x 25 cm. Isso abarca objetos pessoais, equipamentos de proteção individual e demais itens de manuseio utilizados em ambiente controlado, como laboratórios. No entanto, a proposta é ampliar o uso da tecnologia e disponibilizá-la em ambientes públicos, sob monitoramento, como hospitais, bancos, lanchonetes, restaurantes, ou até mesmo em locais que tenham algum tipo de segurança interna, como estações de metrô e aeroportos.

A torre traz módulos individuais de esterilização facilmente acoplados entre si. Cada compartimento vai garantir o comprimento de onda, tempo de exposição e distância de aplicação adequados para a esterilização desejada, além de eliminar todos os pontos de sombreamento, garantindo uma esterilização integral do objeto higienizado.  A previsão de comercialização é no segundo semestre de 2022. 


Leia mais em embrapii.org.br


Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações