sexta-feira, 24 de abril de 2020

Coronavírus: Entorno do DF tem 35 casos confirmados e quatro mortes


Balanço foi divulgado nesta quinta-feira (23/4) pela Secretaria de Saúde de Goiás. Um óbito segue em suspeita na região de Águas Lindas

Luziânia é a cidade com mais casos, nove no total(foto: AFP)


Os casos de Covid-19 em regiões do Entorno do Distrito Federal chegam a 35, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás na quinta-feira (23/4). A cidade que concentra a maior quantidade de diagnósticos positivos é Luziânia, com nove confirmações e duas mortes registradas. 

Valparaíso de Goiás tem sete ocorrências da doença, sendo um óbito pelo novo coronavírus. A região de Águas Lindas apresenta seis casos e uma morte está sob investigação. As outras confirmações são em Formosa (quatro), Cidade Ocidental (quatro), Santo Antônio do Descoberto (três), Novo Gama (um) e Planaltina de Goiás com um óbito registrado pela doença — uma mulher de 43 anos, que faleceu no Hospital de Campanha, em Goiânia.

A prefeitura municipal de Águas Lindas de Goiás esclarece, por meio de nota, que o óbito em investigação é de um homem de 42 anos que estava internado e isolado no Hospital Bom Jesus. Ele aguardava o resultado do exame de Covid-19 pelo Laboratório Central de Goiânia (Lacen), que demora cinco dias para dar o diagnóstico. 

O paciente também tinha diagnóstico pré-formado de doenças respiratórias agudas. A suspeita da causa da morte é que ele tenha  broncoaspirado (quando a pessoa inspira o vômito ou um corpo estranho e fecha as vias aéreas).


A prefeitura informou ainda que, mesmo sem a confirmação definitiva do diagnóstico, seguirá as medidas relacionadas a óbito por suspeita de Covid-19. No caso, a tramitação relacionada ao velório e enterro cumprirá os protocolos de segurança relacionados à morte por coronavírus. 

Em nota, a prefeitura se solidariza com a família e amigos do paciente e espera que este momento difícil possa ser superado. A prefeitura também reforça a importância do isolamento social no combate ao novo coronavírus.  


Fonte: Correio Braziliense