terça-feira, 26 de novembro de 2019

Monitoramento das metas do Brasil para o clima será tema de debate




A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas promove audiência pública nesta quarta-feira (27) para discutir o monitoramento do alcance das metas da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) proposta pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.
A PNMC oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) de reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% do volume projetado até 2020. A política nacional foi instituída pela Lei 12.187/09, buscando garantir que o desenvolvimento econômico e social contribua para a proteção do sistema climático global.
Já a NDC do Brasil é o documento que registra os principais compromissos e contribuições do País para o Acordo de Paris, aprovado em 2015 pelos 195 países que fazem parte da Convenção-Quadro com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global.

Entre os convidados para a audiência estão os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Também devem participar o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon; o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Emilio La Rovere.
A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado. Perguntas, críticas e sugestões poderão ser enviadas por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone do Alô Senado (0800 612211).

Fonte: Agência Câmara Notícias