sexta-feira, 5 de abril de 2019

MP de Contas pede suspensão da ocupação do Centrad



Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O Ministério Público de Contas protocolou representação para que o Tribunal de Contas do DF suspenda, em caráter urgente, a ocupação do Centro Administrativo do DF (Centrad). O argumento do procurador Demóstenes Tres Albuquerque é de que não há garantia de que a mudança será vantajosa para o Poder Público e não houve planejamento para a transferência dos órgãos para o complexo construído em Taguatinga. O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, informou nesta semana que a mudança ocorreria até 12 de abril, fim da próxima semana. “Em tempos de crise na economia e contenção de gastos públicos, há de ser avaliado pela Corte se o dispêndio de quantias tão elevada afigurar-se-á como saudável e recomendável para as finanças do Distrito Federal”, afirma Demóstenes na representação. O pedido de medida cautelar será analisado por um conselheiro do Tribunal de Contas do DF.

Pedido de explicações

Os promotores da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) também estão acompanhando o caso e pediram informações sobre as justificativas e motivações para a ocupação neste momento à Controladoria-Geral do DF e à Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão.


Um dia atrás do outro

O governador Ibaneis Rocha (MDB) se aproximou da deputada Flávia Arruda (PR/DF), responsável por várias indicações na Secretaria de Desenvolvimento Social, e chegou a defendê-la como líder da bancada do DF no Congresso. Além do apoio político, Ibaneis tem conversado com o ex-governador José Roberto Arruda, experiente na articulação e gestão, em jantares na casa do casal. A política é assim: um dia adversário, no outro, aliados.

Apoio a Celina

O nome defendido agora pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para a coordenação da bancada do DF é o da deputada federal Celina Leão (PP/DF).

Novo gerente de Jornalismo da TV Brasília

O pernambucano Patrício Macedo é o novo gerente de Jornalismo da TV Brasília. O jornalista atuou por duas décadas com importantes lideranças políticas no Congresso Nacional. Administrador de Empresas com especialização em Gestão de Cidades pela FAAP, foi chefe de gabinete de Miguel Arraes (PSB/PE) na Câmara dos Deputados, onde também comandou as equipes de outros parlamentares, como Pedro Eugênio (PT-PE) e Cassio Taniguchi (DEM/PR). No Poder Executivo, o jornalista iniciou trajetória aos 19 anos com o ex-ministro Ricardo Fiúza (PP/PE), na pasta da Ação Social no governo Fernando Collor de Melo. Na TV Brasília-Rede TV!, Patrício atua há sete anos como editor-chefe do DF Alerta, programa vice-líder de audiência na hora do almoço e, aos 46 anos, é produtor de conteúdo, repórter e editor focado em uma nova linguagem jornalística, que prioriza a convergência de mídias sociais e a integração de todas as plataformas de comunicação.

Alvo da Checkout continua preso

Alvo da Operação Checkout, o servidor Daniel Veras de Melo vai continuar preso. O desembargador Carlos Pires negou liminar em habeas corpus com pedido de liberação do servidor preso em 25 de março sob a suspeita de envolvimento na possível fraude à licitação e corrupção na compra de macas, leitos de hospitais e outros tipos de mobiliários para unidades da rede pública. O esquema teria ocorrido em 2014. Veras é acusado pelo Ministério Público de ganhar uma viagem à Disney como vantagem por favorecer a empresa Hospimental. A Operação Checkout está sob a responsabilidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Aposentado

Afastado da vida partidária e com os direitos políticos suspensos, o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) também não opera mais. Cirurgião-geral, o petista se aposentou do cargo de médico da Secretaria de Saúde do DF.

Fonte: Blog do Correio Braziliense