segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A unidade funciona normalmente e recebe doações. Veja como está a situação dos hospitais e dos centros de saúde nesta segunda-feira (26)
O Hemocentro, que retomou as atividades em 22 de outubro, precisa de doações para repor estoques que diminuíram durante greve de servidores. ...
Dos oito tipos sanguíneos, cinco estão abaixo do nível de segurança — são eles A-, B-, O-, AB- e O+. O Hemocentro funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 18 horas, na SMHN 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte. Mais informações pelo telefone 160, opção 2.

Nesta segunda (26), unidades da rede pública de saúde continuam com restrições devido à paralisação de servidores — iniciada em 8 de outubro. Hospitais regionais, como o de Taguatinga e o de Ceilândia operam com equipes reduzidas.

Os servidores das farmácias de alto custo da 102 Sul e de Ceilândia voltaram a trabalhar neste domingo (25) por determinação judicial. Até sexta-feira (30), as duas unidades vão funcionar com horário ampliado, das 7 às 19 horas — e em
caráter excepcional no sábado, das 7 às 18 horas — para regularizar a distribuição de medicamentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) opera normalmente.

Veja como está a situação nas regiões administrativas:

Brazlândia

Hospital regional: emergência com dois clínicos e um pediatra. Ambulatório sem atendimento.

Centros de saúde: serviços parados. Atendimento somente com médicos da Saúde da Família.

Ceilândia

Hospital regional: emergência com apenas um clínico (não há técnicos na sala de medicação). Cirurgia-geral e pediatria com atendimento normal. O centro cirúrgico recebe apenas casos de emergência. O ambulatório funciona parcialmente.

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde: parcial.

Gama

Hospital regional: emergência com dois ortopedistas, dois cirurgiões e dois pediatras. No centro obstétrico, escala normal. Um clínico atende a apenas pacientes graves e de média urgência. Ambulatório com atendimento em oftalmologia e odontologia.

Centros de saúde: funcionam com equipes reduzidas.

Guará

Hospital regional: emergência com dois clínicos e dois pediatras. Só são atendidos pacientes transportados pelo Samu ou pelo Corpo de Bombeiros. Funcionamento normal da pediatria e da obstetrícia. Ambulatório com atendimento em endocrinologia, cardiologia, fisioterapia, oftalmologia, geriatria, homeopatia e acupuntura. Estão parados psiquiatria e dermatologia.

Centros de saúde: parcial.

Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Park Way

Unidade de pronto-atendimento: somente para casos graves.

Centros de saúde: parcial.

Paranoá

Hospital regional: apenas casos graves são atendidos na emergência. O ambulatório continua parado. Todas as cirurgias estão suspensas.

Centros de saúde: funcionam apenas para entrega de medicamentos e aplicação de vacinas.

Planaltina

Hospital regional: atendimento normal com três clínicos e dois pediatras. Equipe reduzida de técnicos de enfermagem e de enfermeiros. Cirurgias eletivas estão sendo remarcadas.

Centros de saúde: funcionam com equipes reduzidas.

Plano Piloto

Hospital de Base: na emergência, atendimento a casos de média e alta complexidade. Pacientes de menor urgência são direcionados para outras regionais. Ambulatórios sem atendimento de proctologia. Demais especialidades estão abertas para pacientes agendados. Radiologia recebe apenas emergências.

Oncologia: quimioterapia com atendimento restrito a pacientes agendados para hoje. Na radioterapia, apenas os casos mais graves.

Hran: emergência com atendimento restrito a casos graves. O pronto-socorro conta com um clínico no box de emergência e outros três médicos assistem a pacientes internados, além de um pediatra. Ambulatório com atendimento parcial na sala de curativos, na endocrinologia, na oftalmologia e na dermatologia. Todas as cirurgias eletivas foram canceladas.

Centros de saúde: na Asa Norte, os serviços funcionam parcialmente. Nas unidades nº 7 e nº 8 (Asa Sul), atendimento normal.

Hmib: centro obstétrico com quatro médicos. Três pediatras na internação e na emergência. As cirurgias eletivas estão suspensas. No ambulatório, equipe reduzida de médicos.

Adolescentro: 20% dos médicos e dos técnicos de enfermagem estão em greve. O atendimento está normal na farmácia, e as consultas estão sendo remarcadas.

Unidade mista: só são atendidas emergências.

Recanto das Emas

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde e clínicas da família: parcial.

Samambaia

Hospital regional: a emergência conta com três clínicos, dois cirurgiões, quatro obstetras, quatro neonatologistas e dois anestesistas. A equipe de técnicos e de enfermeiros está reduzida. No ambulatório, pacientes com consultas agendadas nas especialidades de ginecologia e geriatria estão sendo atendidos. Raio X e laboratório funcionam normalmente, com equipes completas.

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde: normal. Não tem médico na Clínica da Família da Quadra 312.

Santa Maria

Hospital regional: emergência com um clínico. No centro cirúrgico, só emergências. Sem atendimentos em ortopedia. Funcionamento parcial no ambulatório.

Centros de saúde: as consultas agendas foram canceladas.

Sobradinho

Hospital regional: a emergência está restrita a casos graves. Ambulatório com atendimento a gestantes de alto risco e a ecografias de emergência.

Unidade de pronto-atendimento: apenas pacientes de média e baixa complexidade estão sendo atendidos.

Centros de saúde: parcial.

Taguatinga

Hospital regional: emergência com equipe reduzida. Unidade de internação, centro obstétrico e clínica médica com funcionamento normal. Radiologia e laboratório só atendem emergências. O ambulatório funciona parcialmente.

Endocrinologia e pé diabético, unidades de terapia intensiva, central de material esterilizado e banco de leite funcionam normalmente. Endoscopia atende apenas a pacientes internados. O centro cirúrgico recebe somente casos de emergência.

O Raio-X de urgência e as ecografias agendadas estão mantidas. Não há atendimento em cardiologia, tisiologia, pediatria e otorrino. Na hemoterapia, somente consultas eletivas. Serviço de transfusão de sangue está mantido. Hemodiálise e unidades de internação estão normais.


Fonte: JORNAL DE BRASÍLIA