sexta-feira, 26 de junho de 2015

Banda Sinfônica de Brasília é patrimônio da cidade

De autoria do deputado Professor Israel, foi sancionada neste mês de junho a Lei 5.487/2015 que declara a Banda Sinfônica de Brasília como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. “Estamos muito animados, porque agora vamos nos reestruturar. Com este reconhecimento, teremos condições de receber apoio e gerar emprego para os músicos”, comemorou a presidente da Banda Sinfônica, Maria Cristina Goretti.

De acordo com o deputado, o objetivo da medida é proteger a memória das manifestações culturais da cidade. “A Banda Sinfônica merece esse reconhecimento e, ao declará-la como patrimônio imaterial ou intangível, nós garantimos
a manutenção da identidade desta manifestação artística”, explica.

História - A Banda Sinfônica de Brasília foi fundada em 1968 por Reynaldo da Fonseca Coelho, hoje presidente de honra. O conjunto iniciou seus trabalhos na Escola Parque (307/308 Sul). Em 1978, conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Bandas promovido pelo Instituto Nacional de Música, da Funarte. Foi extinta em 1985 por motivos financeiros e voltou às atividades 25 anos depois, em 2010. Mesmo com grandes desafios e a pausa na atuação, ganhou prêmios, destaque em apresentações no exterior e formou grandes músicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa \ Ana Carolina Carvalho – 61 9502-5397