domingo, 26 de abril de 2015

ESSA É DE LASCAR: DEPUTADO/PMDB QUER TRANSFORMAR PALAVRAS COMO “PIROCA”,”CABAÇO” E “BAITOLA” EM PATRIMÔNIOS DO ESTADO


O deputado estadual do Amazonas Wanderley Dallas (PMDB- AM) apresentou recentemente um projeto onde pretende transformar palavras como “piroca”e “xibiu” em patrimônio imaterial do estado. Não, isto não é uma brincadeira. 
O projeto de lei não é novo. Ele foi criado em 2012, mas só começou a tramitar neste ano. Dallas criticou os deputados que acusaram o projeto de inviável.
“É um grupo de deputados que se constrange com a palavra ‘cabaço’, mas usa de boca cheia em qualquer local”, disse Dallas. Entre as palavras que ele quer tornar patrimônios imateriais,  estão “bagaceira”, “baiacu”, “baitola”, “cabaço”, “pinguelo” e “pirocar”, que significam, respectivamente, “noitada”, gorda”, “gay”, hímen”, “vagina” e “cortar o cabelo”.
Segundo a Folha, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Amazonas, Orlando Cidade (PTN), relatou que o projeto não tem a menor consistência para ser aprovado. “Ele [Dallas] já tentou
transformar em patrimônio até a festa do repolho. Tem muito deputado que faz isso. Aí depois põe um outdoor dizendo que é o que mais apresentou projeto”, disse Cidade.
Ele também pediu que o regimento seja mudado, para que assim a CCJ possa vetar matérias ‘inúteis’, como classificou a do deputado.
Dallas, porém, alegou que toda a confusão só foi causada porque ele é um dos deputados que mais apresentam projetos na Assembleia e, com isso, gera incômodo devido aos grandes trabalhos que faz. Segundo o próprio deputado, ele é autor de 355 projetos, dos quais 86 já se tornaram leis.



Fonte: br29