segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Carreta da Mulher chega ao Lago Norte para a realização de exames

A Unidade Móvel da Secretaria de Saúde ficará no estacionamento da Igreja Nossa Senhora do Lago, em frente à Prefeitura Comunitária na QI 1/3


A Carreta da Mulher atenderá a comunidade do Lago Norte de 6 a 10 de janeiro. A Unidade Móvel da Secretaria de Saúde ficará no estacionamento da Igreja Nossa Senhora do Lago, em frente à Prefeitura Comunitária na QI 1/3 e funcionará de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na sexta o horário será corrido, das 8h às 14h.

Serão realizados 100 exames de Mamografia e Ecografia por dia, sendo 50 deles pela manhã e os outros 50 durante o período vespertino. O único exame que não será realizado nestes dias é o preventivo de câncer de colo uterino, também chamado de
Papanicolau. Além desses exames, serão realizados ecografias mamárias, urinária, de tireóide e gestacional.

Para a realização dos exames as mulheres devem levar um documento de identidade com foto e o cartão nacional de saúde - cartão do SUS.


As mulheres com menos de 40 anos só poderão fazer o exame de mamografia se tiverem o pedido médico. Já as maiores de 40 não necessitam de pedido. Esse exame é proibido para mulheres grávidas e as que estiverem amamentando.

Para os exames de ecografia serão necessários o pedido médido datado em 2013 e o CID 
(Código Internacional da Doença). Além disso, para a ecografia transvaginal é necessário que a mulher não tenha relação sexual dois dias antes do exame. Já para a de abdômen, é necessário tomar cerca de seis copos de água antes.

Fonte: Correio Braziliense