quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Filas para quimioterapia e radioterapia no DF estão zeradas

Prazo de atendimento para pacientes com câncer é de até dez dias, segundo Secretaria de Saúde

Três hospitais públicos do DF realizam tratamento
para pacientes com câncer | Divulgação
As filas de espera por quimioterapia e radioterapia na rede pública do Distrito Federal estão zeradas, de acordo com a Secretaria de Saúde.  Segundo a pasta, os pacientes que precisam de tratamento contra o câncer são atendidos em até dez dias, a partir do pedido de consulta.

Na rede pública do DF, cerca de cinco mil pacientes são submetidos, por ano, a tratamento contra câncer e três hospitais prestam esse tipo de assistência: o Hospital de
Base, o HRT  (Hospital Regional de Taguatinga) e o Hospital da Criança.

Os tipos mais predominantes da doença entre os pacientes do DF são o câncer de mama, próstata, cólon e reto. ...

A Secretaria de Saúde também possui programas para diagnóstico e tratamento da doença, como o programa de detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, o programa antitabaco e programa de Cuidados Paliativos.   De acordo com a secretaria, a fila de espera por mamografias também está zerada desde maio.

A procura por tomografias também apresentou queda, segundo balanço da secretaria, e está perto de ser a próxima fila zerada. Atualmente, 576 pacientes aguardam pelo exame, enquanto em novembro do ano passado havia 3.059 pacientes à espera do procedimento.


Fonte: R7-DF - 01/10/2013