terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saúde reforça atendimento bucal em todo o Distrito Federal

Duzentos mil kits odontológicos foram distribuídos para toda rede pública

.

As unidades de odontologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal receberam mais de 200 mil kit’s de higiene oral, com escova, creme dental e fio dental, que serão destinados às crianças até 12 anos. ...

Os centros de saúde receberam, também, materiais educativos que incluem fantoches, fantasias dentes, bichos de pelúcia e maquetes em formato de cárie.

O objetivo é fornecer às crianças e adolescentes o incentivo necessário para os primeiros cuidados com a dentição e, aos profissionais, materiais pedagógicos que
servirão de apoio nas palestras de saúde bucal e na promoção da prevenção de doenças.

“Gradualmente, estamos investindo na Saúde Bucal em todo o Distrito Federal. Por isso, estamos distribuindo material educativo nas Regionais, que servirá de auxílio na promoção das ações preventivas de combate à cárie e outras patologias.”, disse o secretário de Estado de Saúde do Distrito federal, Rafael Barbosa.

“Quando chegamos ao posto de saúde de Águas Claras, encontramos no consultório de odontologia um atendimento maravilhoso e um monte de bichinhos para divertir a minha filha enquanto ela fazia tratamento com a doutora Débora. Até imaginei que era um atendimento particular”, descreve Daniela Teixeira, mãe da paciente Sofia, de quatro anos.

Para Sulaneide Mendonça, mãe de Davi, sete anos, a interação do filho com o material didático durante o tratamento odontológico auxiliou no aprendizado da criança. “Fiquei muito feliz ao ver a alegria dos profissionais da Clinica da Família de Taguatinga em poder ensinar ao meu filho, usando os bonecos, a forma correta de escovar os dentes. Desta vez, ele nem sentiu medo, até me pediu para levar o “tigrão” para casa”, disse a moradora de Ceilândia.

Na Regional de Taguatinga, cerca de 16 mil kit’s odontológicos e 96 bonecos educativos foram entregues nos Centros de Saúde, Clínica da Família, Unidade Mista de Taguatinga e na Unidade de Odontologia do HRT. Todo o material recebido auxiliará no processo de aprendizado bucal das crianças daquela região.

“A equipe de Odontologia da Regional de Taguatinga ficou muito entusiasmada com a chegada dos kits e dos bonecos educativos. Eles serão fundamentais na elaboração de palestras educativas, mutirões de prevenção de cáries e de câncer bucal.”, disse a coordenadora de Odontologia da Regional de Taguatinga, Elzimar Angotti.


Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Saúde - DF - 24/09/2013