quinta-feira, 25 de julho de 2013

Morador do Sol Nascente incendeia ônibus para impedir derrubada de casa

O homem foi resgatado e conseguiu fugir. De acordo com a Secretaria da Ordem Pública e Social o local não era apropriado para moradia e as construções colocavam em risco os ocupantes
 
Um dos moradores que teve a casa removida ateou fogo ao veículo

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo removeu 21 construções ao lado de uma erosão no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia nesta quinta-feira (25/7). No início da tarde um morador fechou-se dentro da obra irregular que havia construído e ateou fogo a um colchão. Ele foi resgatado sem ferimentos pelos agentes da Seops, mas conseguiu fugir. A construção, entretanto, foi derrubada.

Mais tarde, o mesmo homem retornou ao local, expulsou os funcionários de uma empresa de ônibus e ateou fogo ao veículo. Ele fugiu em um carro, cuja placa foi
anotada - a ocorrência foi registrada na 19ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), que procura o suspeito.
“As operações de remoção do Comitê são planejadas e contam com efetivo suficiente para garantir a segurança dos ocupantes e dos servidores envolvidos. O fato de hoje ocorreu de forma isolada e ninguém ficou ferido”, garante o subsecretário. 


De acordo com subsecretário de Defesa do Solo e da Água, da Secretaria da Ordem Pública e Social, Raimundo Cavalcante as obras haviam sido erguidas há menos de um mês e colocavam em risco a segurança dos ocupantes pois trata-se de local inviável para moradia.

Um total de 28 obras ilegais tinham sido notificadas pela Agefis no último 18/7 para que as famílias saíssem espontaneamente e removessem as construções por conta própria em um prazo de cinco dias. Pelo menos 25 delas entraram com recurso administrativo no órgão, mas os pedidos foram indeferidos. 

O Comitê voltará à Chácara 75 nas próximas semanas para remover o restante das construções que continuam erguidas. A ação, coordenada pela Seops e pela Agência de Fiscalização, contou com o efetivo de 130 servidores de nove órgãos.




Fonte: Correio Braziliense