segunda-feira, 10 de junho de 2013

Romário pode garantir palanque para Eduardo Campos no Rio de Janeiro

A aposta é que, com o carisma e sua boa atuação na Câmara Federal, o jogador insira o nome do presidenciável pernambucano e conquiste, como em suas partidas históricas, parte do eleitorado em terras fluminenses

Presidenciável, Eduardo Campos, pode encontrar em Romário garantia
de palanque no Rio de Janeiro

Um dos jogadores mais admirados no futebol brasileiro pode fazer uma parceria fora das “quatro linhas” com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Com o objetivo de consolidar um palanque competitivo para o projeto nacional do socialista na região Sudeste, o partido pretende convencer o deputado Romário a disputar uma vaga no Senado pelo estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2014. A aposta é que, com o carisma e sua boa atuação na Câmara Federal, o jogador insira o nome do presidenciável pernambucano e conquiste, como em suas partidas históricas, parte do eleitorado em terras fluminenses.

O nome de Romário revela uma “preocupação” do PSB em montar um forte palanque em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Na região Sudeste, o partido tem uma boa estrutura no Espírito Santo, no qual governa com Renato Casagrande, e em Minas Gerais, cuja capital é comandada pelo prefeito Marcio Lacerda. Alguns analistas
defendem que a candidatura de Eduardo Campos, para ser consolidada, terá que conquistar boa parte deste eleitorado fora da região Nordeste. Lá, a presença de Campos é mais forte. Seu índice de aprovação entre a população de Pernambuco passa da casa dos 80%.

Ainda no ano passado, o PSB tentou atrair o senador Lindberg Farias (PT) para o partido. As negociações começaram depois de que o senador criticou a aliança de petistas e peemedebistas no Rio de Janeiro. Lindberg seria o candidato socialista no estado, mas as negociações fracassaram depois da intervenção da cúpula do PT. Outro nome que vem sendo sondado pela legenda é do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Ele foi convidado por Eduardo Campos para concorrer ao governo do estado, mas o PMDB fez um convite parecido e até o momento não há definição.

Em São Paulo, articulação com José Serra

Além do Rio de Janeiro, outra preocupação do PSB é com o eleitorado paulista. O presidente nacional do Mobilização Democrática (MD), o deputado federal Roberto Freire, chegou a admitir que poderia apoiar o projeto nacional de Eduardo Campos em 2014. No bastidores, circulava a informação de que o ex-governador José Serra sairia do PSDB e se filiaria ao MD para ser novamente candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Apesar de confirmarem alguns encontros, Eduardo e Serra negaram oficialmente a movimentação. O MD é fruto da fusão entre o PPS e o PMN e ainda está definindo qual rumo deve tomar nas próximas eleições.

Com informações do Poder Online (iG)


Fonte: Correio Braziliense