sexta-feira, 7 de junho de 2013

Poliomielite: DF terá mais de 280 postos para vacinação

Meta é imunizar 173.764 crianças, o equivalente a 95% do público-alvo. Segundo secretaria, doença não é registrada na capital do país há 26 anos. (Foto: Divulgação)

Mais de 280 postos funcionarão no Distrito Federal durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil, que tem início neste sábado (8) e vai até o dia 21. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 173.764 crianças, o equivalente a 95% do público-alvo – meninos e meninas que tenham entre 6 meses e 5 anos.

Para a imunização, é necessário levar o cartão de vacinação da criança. A pasta informou que o DF não registra casos de poliomielite há 26 anos. No ano passado, 97,2% do grupo foi vacinado.
Crianças com o quadro de infecções agudas e febre
acima de 38ºC, com imunodepressão congênita ou adquirida (como AIDS), ou que estejam se submetendo a quimioterapia e apresente alergia grave a um dos componentes da vacina não devem ser imunizadas.

"A vacina oral leva à proteção coletiva e é muito importante que os pais compareçam aos postos para imunizar seus filhos”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da secretaria, Eudóxia Rosa Dantas.
O Brasil realiza em 2013 o 34º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e o 24º ano sem a doença. Causada pelo poliovírus selvagem, a doença é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.


Fonte: G1