sexta-feira, 28 de junho de 2013

Deputado Cristiano Araújo quer destinar 5% da publicidade do GDF para mídias alternativas e eletrônicas

O Plenário da Câmara Legislativa apreciará nesta tarde o Projeto de Lei 1152/2012, que prevê a reserva de 5% dos recursos de publicidade do GDF para investimento obrigatórios em jornais, revistas, blogs e rádios comunitários no DF. O autor da proposta, deputado Cristiano Araújo (PTB) acredita que a proposta é um meio de garantir a esses veículos condições mínimas de trabalho.

Os alternativos, segundo o parlamentar, são os responsáveis por levar até às comunidades mais remotas informações importantes para o dia-a-dia das pessoas. A proposta está pronta para ir ao Plenário. “Esperamos a presença dos representantes dos veículos de comunicação para
reforçar junto aos demais parlamentares a importância da aprovação desse projeto”, afirma Cristiano

Opinião

Acredito que antes de apresentar um projeto desta categoria – é preciso ouvir os blogs e mídias eletrônicas. Acho positivo o deputado ter uma iniciativa para os jornais comunitários e mídias eletrônicas (sites, blogs, portais, etc). Porém, é preciso dialogar, ter audiência pública e até mesmo – reunir-se o Movimento dos Blogueiros de Brasília, Clube das Blogueiras, Associação de Jornais Comunitários e demais envolvidos.

O Brasil já viu o poder das mídias digitais (redes sociais – blogs – etc) e é preciso oferecer recursos legais (que é a publicidade do GDF, Câmara Legislativa e demais instituições públicas) para colaborar com a sustentabilidade deste profissionais que trabalham para levar a informação aos milhares de internautas da capital do país.

Dados:

Estamos em primeiro lugar no Brasil de pontos de acesso a internet e pessoas conectadas. Os mais de 500 blogs do Distrito Federal – conversam com cerca de 50% da população – afinal, são mais de 1 milhão de acessos – somados essa força que é a blogosfera. Em média, cada uma das 31 cidades do DF possuem de 10 a 20 – blogs.

Fonte: Acontece Brasília: Eldo Gomes – Jornalista e coordenador do Movimento dos Blogueiros de Brasília