quinta-feira, 7 de março de 2013

Polícia Federal qualifica agentes e funcionários do Aeroporto JK para identificarem drogas escondida


A cada dia que passa, os artifícios usados pelos traficantes para esconder drogas da fiscalização nos aeroportos do Brasil têm se aprimorado. Mas, as ações da Polícia Federal para coibir o tráfico têm se mostrado eficazes, tanto que nem mesmo um material escondido da maneira mais cuidadosa, conseguem escapar das mãos dos agentes. No Aeroporto JK, os funcionários que cuidam da área de revista passam por um treinamento para aumentar a agilidade para lidar com situações inusitadas envolvendo drogas escondidas. O alvo da vez é a cocaína. Os funcionários estão sendo treinados para identificar objetos suspeitos após a revista no aparelho de Raio X, como mostra a foto abaixo. ...

Agente da PF faz demonstração de como o flagrante em fundo falso de mala pode ser feito

A ação da Polícia Federal também tem em vista a quantidade de turistas que chegarão ao Brasil para a Copa das Confederações. O número estimado é de
132 mil pessoas. Esse fluxo de estrangeiros chegando ao Brasil, põe em alerta a PF, pois pode haver um aumento no número de drogas saindo do Brasil para outros países.

Botões com cocaína envolvida entre o tecido e o metal

Os flagrantes ocorrem de várias maneiras: já foram encontradas drogas escondidas em fundos falsos de malas, em frascos de xampu e até embrulhadas e envolvidas em uma casca para simular ser grãos de feijão. Para o delegado adjunto da Polícia Federal, Fernando Oliveira, os flagrantes são cada vez mais surpreendentes e o DF já é destino final da rota do tráfico, uma vez que o alto poder aquisitivo em várias regiões colabora para isso. “Nos voos nacionais, as maiores apreenssões ocorrem no desembarque e nos internacionais no embarque, ou seja, a droga abastece o DF e sai daqui para o exterior, onde o retorno é maior”, afirma.

Apreensão de escovas de cabelo com cocaína envolvida no interior das mesmas

Somente neste ano, a Polícia Federal já apreendeu 42 quilos de cocaína no Aeroporto de Brasília. A quantidade é 50% maior que em todo o ano passado. De janeiro até agora, foram feitos oito flagrantes de pessoas pessoas tentando embarcar com cocaína. Uma das prisões ocorreu na noite de ontem, onde duas mulheres foram presas tentando embarcar para Portugal com 20 quilos de cocaína.

No forro do casaco, há uma grande quantidade de cocaína

Por Johnny Braga
Fonte: Clica Brasília - 07/03/2013