terça-feira, 21 de novembro de 2023

Parlamentares da oposição coletam assinaturas para pedir IMPEACHMENT de Moraes

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) coleta assinaturas com outros parlamentares da oposição para apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).



A ação acontece depois que Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão, morreu. O homem estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, por ser suspeito de ter participado dos atos de vandalismo que aconteceram nos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro deste ano.

Na segunda-feira 20, Clezão morreu, depois de sofrer um "mal súbito" durante banho de sol na penitenciária. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável à liberdade provisória dele, mas o pedido não chegou a ser analisado pelo STF. Moraes é o relator do caso.

Os parlamentares denunciam Moraes por "crime de responsabilidade", previsto na Lei número 1.079/1950. Conforme os deputados e senadores, Moraes "desídia no cumprimento dos deveres do cargo de ministro do STF, devendo ser julgado por crime de responsabilidade".

Os parlamentares ainda destacaram que há, ao menos, sete outros casos de presos do 8 de janeiro, que o Ministério Público Federal se manifestou pela soltura, mas que ainda seguem encarcerados. Até o momento, não se sabe a quantidade de assinaturas que a solicitação possui.

A Oeste, Van Hattem disse que membros da oposição devem se reunir na quarta-feira 22 com Pacheco para entregar o pedido de impeachment de Moraes. A ideia é que o documento tenha celeridade na Casa, diferentemente dos demais pedidos de impeachment, que estão parados no Senado.

Fonte: Revista Oeste