terça-feira, 12 de setembro de 2023

Indicada por Lula ao TPI fala que Brasil deve prender Putin

Ex-juíza comenta a declaração do petista em defesa do líder russo


Vladmir Putin
Foto: Oficial Kremlin



A ex-juíza do Tribunal Penal Internacional (TPI), Sylvia Steiner, escreveu um artigo para a Folha de São Paulo dizendo que o Brasil deverá prender Vladimir Putin, caso ele venha visitar o país.

–Há um mandado de prisão internacional expedido pelo TPI contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Por crimes contra a humanidade. Se ele vier ao Brasil, deverá ser preso. Deverá. Nós cumprimos com nossas obrigações internacionais. Temos que cumprir porque somos um país que ratifica tratados e sempre o faz de boa-fé. Mais ainda quando os eleva à condição de cláusula pétrea da Constituição federal – explicou.

O comentário é uma resposta à declaração de Lula sobre Putin não ser preso, caso venha visitar o Brasil para a reunião do G20.

– Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil. É preciso as pessoas levarem muito a sério isso – afirmou o petista em entrevista ao canal indiano Firstpost.

Steiner foi indicada por Lula para o TPI e foi juíza daquele tribunal pelo período de 2003 a 2012. No texto, ela o chama de “meu presidente” e agradece a oportunidade de ter atuado como juíza.

– Você, por outro lado, foi quem me fez juíza daquele tribunal, meu presidente. Foi na sua gestão, e graças ao empenho de seu ministro Celso Amorim, que fui eleita como a “juíza brasileira do TPI” em fevereiro de 2003. Primeira composição do recém-criado tribunal! Tenho até hoje a carta que você me enviou, parabenizando-me por minha eleição – escreveu.

Fonte: Pleno News