quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bebê prematuro morre em hospital do DF à espera de vaga em UTI


Um bebê prematuro morreu no início da tarde desta terça-feira (8) no Hospital Regional da Asa Norte enquanto esperava por uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo neonatal. De acordo com nota da Secretaria de Saúde, há outros dois recém-nascidos internados em unidades semi-intensivas, esperando por vagas na UTI neonatal.
A pasta não detalhou a causa da morte da criança.
Em abril, nove bebês internados no Hospital Regional da Asa Sul (Hras) foram contaminados com bactérias, o que motivou o GDF a suspender novas internações na UTI neonatal do hospital.
Na nota divulgada nesta terça, a Secretaria de Saúde afirma que a morte do bebê prematuro não está relacionada ao surto que atingiu o Hras e informou que a UTI do hospital da Asa Sul já está funcionando normalmente

A pasta também informou que 20 leitos de UTIs neonatal devem ser inaugurados nos próximos dias, dez no Hras e dez no Hospital Regional do Gama, o que vai amenizar o problema da falta de vagas na rede pública.
Veja íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Saúde:
"NOTA
A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) esclarece que:
1 - o Hospital Regional da Asa Norte - HRAN não é referência em atendimento a recém-nascidos. Mas recebeu (e não podia negar atendimento) três mães de outras unidades da federação em fase de parto pré-maturo (menos de 30 semanas de gestação).
2 - bebês nascidos com menos de 30 semanas de gestação têm pouquíssimas chances de viver. Por isso, a recomendação foi encaminha-los para UTIs. O problema é que não havia vaga na rede pública. Um bebê acabou morrendo. Outros dois continuam sob cuidados especiais em unidades semi-intensivas.
3 - a situação no HRAN não tem nada a ver com o Hospital Regional da Asa Sul - HRAS. Na unidade a situação da contaminação por bactérias (ocorrida no mês passado) já está sob controle. Dos nove bebês que tiveram a bactéria 'colonizada', cinco continuam internados (pela doença que os levou para o hospital antes da bactéria). Outro detalhe: a UTI está em pleno funcionamento. Só não recebeu as crianças do HRAN por falta de vagas.

Novidade que pode ser informada à população: 20 leitos de UTIs neonatal devem ser inaugurados nos próximos dias (10 no Gama e 10 no HRAS). Com isso, a rede não sofrerá mais tantos problemas como esses que ocorreram hoje."


Fonte: G1